Já estão soltos no Parque Nacional das Araucárias, em Ponte Serrada e Passos Maia, os 40 papagaios-de-peito-roxo que passaram por um processo de reintrodução a vida selvagem.
Continua depois da publicidade
A soltura começou no dia 10 de outubro, mas os pesquisadores do Instituto Espaço Silvestre, organização não-governamental que desenvolve o projeto de reintrodução da espécie na região, fizeram o monitoramento até que os animais saíssem das gaiolas e passassem a voar na floresta.
Os animais tiveram que passar por um processo de reabilitação e treinamento comportamental para sobreviver na natureza, pois a maioria vivia ilegalmente como animais de estimação e foram apreendidos pela Polícia Ambiental.
Eles receberam também rádio-colares, microchips e anilhas cedidas pelo Centro Nacional de Pesquisa para Conservação de Aves Silvestres.
Desde que iniciou o projeto, em 2010, já foram reintroduzidos 153 papagaios no parque.
O Parque Nacional das Araucárias tem uma área de 12,8 mil hectares e foi criado há 13 anos. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e possui trilhas para visitação pública.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Agricultores recebem treinamento para aumentar a renda com técnicas de plantio