O governador Eduardo Pinho Moreira deve aproveitar o encontro com o presidente Michel Temer, nesta quarta-feira, em Florianópolis, para solicitar a terceirização de serviços na alfândega de Dionísio Cerqueira.
Continua depois da publicidade
A informação foi confirmada pelo secretário de Agricultura, Airton Spies, que no final de semana esteve com o governador na fronteira de Santa Catarina com a Argentina.
– Esse é um pleito das lideranças da região em adotar um modelo que já é utilizado em aduanas do Rio Grande do Sul, para agilizar os procedimentos – afirmou Spies.
Um dos coordenadores do Núcleo de Fronteira, Flávio Berté, disse que a medida tem como objetivo entregar para a iniciativa privada a gestão de serviços como limpeza, portão e gestão do espaço, ficando a Receita Federal e outros órgãos, como o Ministério da Agricultura, focados nos serviços de fiscalização.
Outra solicitação é de ampliar o horário de funcionamento até à meia-noite, a partir do início do transporte de cargas da Rota do Milho, prevista para 24 de maio. O ministro interino da Agricultura, que esteve segunda e terça-feira no Oeste de Santa Catarina, Eumar Novacki, falou em fazer uma força-tarefa deslocando servidores temporariamente para dar conta do aumento do fluxo. E anunciou que 37 fiscais federais vão reforçar a fiscalização do ministério em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade