Depois de mais de dois anos finalmente foi finalizado o processo licitatório para a construção de uma macroadutora de 57 quilômetros que vai levar água do rio Chapecozinho, em Bom Jesus, até Chapecó. A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) homologou na semana passada a proposta do consórcio catarinense-paulista formado pela Cosatel-Etesco-Enfil, no valor de R$ 111,9 milhões, que foi o mais baixo entre oito concorrentes.
Continua depois da publicidade
Além da colocação da tubulação a empresa será responsável pela construção de uma estação de recalque de água bruta na captação do rio Chapecozinho, uma estação de tratamento de água em Xanxerê e dois reservatórios, um em Xanxerê e outro em Xaxim.
A licitação da tubulação, em aço carbono, com um metro de diâmetro, foi vencida pela Centerval, de São Paulo, no valor de R$ 76 milhões.
O problema agora é o dinheiro. De acordo com gerente de construção da Casan, Fábio Krieger, a direção da estatal vai buscar mobilizar os novos governantes para que o Ministério da Integração libere os recursos.
Só depois disso poderá ser assinado o contrato e dada a ordem de serviço para começar as obras, que tem previsão de três anos para conclusão.
Continua depois da publicidade
A captação será de 1,2 mil litros por segundo o que deve garantir o abastecimento das quatro cidades pelos próximos 35 anos.