Chapecó recebe nesta semana uma das maiores feiras voltadas para o setor de frigoríficos da América Latina, a Mercoagro, que deve injetar cerca de R$ 14 milhões na economia local e gerar negócios de US$ 160 milhões. A feira estará aberta ao público de terça-feira à sexta-feira, no Parque de Exposições Tancredo Neves, das 14h às 21h. Mas a abertura oficial ocorre hoje às 20h, no salão nobre da Unochapecó. Na ocasião será feita a premiação Carne Forte, para personalidades do setor.

Continua depois da publicidade

São 198 expositores que representam 250 empresas das áreas de equipamentos, condimentos e outros itens utilizados pelas agroindústrias. São esperados 15 mil visitantes e expositores de 18 países. Também serão realizados eventos de capacitação na industrialização da carne.

Chapecó sediou a primeira Mercoagro em 1996, por reunir um dos maiores polos agroindustriais do mundo num raio de 400 quilômetros. No ano passado, 75% das exportações de frango e cerca de 80% das exportações de suínos do Brasil foram provenientes da Região Sul. Esta é a 12ª edição da feira, que ocorre a cada dois anos.

Durante o evento são gerados três mil empregos de prestadores de serviços e os hotéis da região ficam lotados, além de aquecer os setores de transporte e restaurantes. O evento é promovido pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó. A inscrição é gratuita e pode ser feita no local ou no site.

 

Continua depois da publicidade

Leia outras publicações de Darci Debona