O ex-prefeito de Xaxim, Cézar Gastão Fonini, foi preso nesta sexta-feira devido a um mandado da justiça de São José do Cedro, por condenação de crime contra a ordem tributária e receptação. De acordo com o delegado da Polícia Civil de Xaxim, Gustavo Oliveira Altemar, ele foi detido por volta de meio-dia, em sua residência. Ele não ofereceu resistência e foi levado ao Presídio Regional de Chapecó.
Continua depois da publicidade
De acordo como Ministério Público o prefeito foi condenado a 8 anos e dois meses de reclusão e não cabe recurso.
O motivo é que não houve comprovação legal da origem de uma carga de 24 mil quilos de pescado avaliado em R$ 80 mil, que foi encontrada em 2014 no Laticínios Guarujá Ltda.
De acordo com a investigação essa carga saiu da Argentina, teria como destino o Mato Grosso do Sul e foi roubada em São Paulo. O Laticínio teria recebido a carga ilícita.
A denúncia também apontou que Fonini, apesar de não constando oficialmente como sócio da empresa, teria orientado o recebimento do produto. A investigação indica que o ex-prefeito era sócio do Laticínio.
Continua depois da publicidade
CONTRAPONTO
O advogado Guilherme Stinghen Gottardi, que defende o ex-prefeito, disse que vai avaliar as medidas judiciais possíveis e que vai buscar a liberdade de seu cliente.
No início da semana em relação a outra denúncia, o prefeito disse que era apenas avalista do Laticínio.