A área plantada de milho em Santa Catarina deve crescer 5,9% neste ano em relação ao ano passado, segundo dados do boletim agropecuário de outubro produzido pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri.
Continua depois da publicidade
A estimativa inicial é de 324 mil hectares contra 305 mil hectares da safra anterior. Esse avanço se dará na área destinada ao cultivo de soja, que deve cair 3,6%, de 684 mil hectares no ano passado para atuais 661 mil hectares.
De acordo com o engenheiro agrônomo do Cepa Epagri, Haroldo Tavares Elias, essa recuperação da área de milho deve-se a uma valorização do preço do cereal, que teve um aumento de 25% neste ano, chegando a atingir R$ 37,00 a saca. Outro fator importante é a necessidade de rotação de culturas nas lavouras, para evitar doenças.
Com o aumento da área a expectativa é de uma produção de 2,67 milhões de toneladas, o que daria um acréscimo de 200 mil toneladas em relação à safra 2017/2018. Isso diminuiria um pouco o déficit do cereal, que é de quatro milhões de toneladas em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade