A entrada de estrangeiros em Santa Catarina pela aduana de Dionísio Cerqueira cresceu 10% nesta temporada. De acordo com dados da delegacia da Polícia Federal, 93 mil pessoas ingressaram em solo catarinense nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, contra 84 mil no mesmo período do verão anterior. Isso representa uma média de mil pessoas por dia. Cerca de 90% foram de argentinos que tinham como destino o litoral catarinense. Só que esse fluxo poderia ser ainda melhor aproveitado se fossem criadas atrações turísticas no interior, para aproveitar a passagem desses visitantes.

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O presidente da Santur, Valdir Walendowsky, disse que o objetivo principal dos argentinos é sol e mar. E, como Santa Catarina tem belas praias, bons restaurantes, hotéis, pousadas, parques e baladas, encanta um grande número de estrangeiros. Para ele, porém, é possível incrementar os apelos do interior.

– Se houver atrações no caminho, ele vai parar, pode jantar, ficar um dia, mas não é simplesmente colocando uma placa ou divulgando um folheto, é preciso um equipamento turístico e uma promoção do destino para que o turista planeje sua viagem. Quem vai a Florianópolis sabe que tem o Parque Beto Carrero próximo – exemplificou.

Ele afirmou que além disso é necessário melhorar a infraestrutura de rodovias, como a duplicação da BR-282, entre outras, além da instalação de uma aduana em Paraíso, que diminuiria o trajeto percorrido pelos argentinos em mais de 100 quilômetros.

O gerente do Itá Thermas Resort e Spa, César Trevisan, contou que a vinda de argentinos é um dos focos promocionais do hotel neste ano. O estabelecimento, localizado em Itá, foi reconstruído para a instalação de uma usina hidrelétrica no Rio Uruguai.

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– Em janeiro recebemos 40 a 50 famílias argentinas que foram para a praia durante 10 dias e depois ficaram cinco dias na região. Temos famílias que vêm especificamente à região. Mas isso ainda representa 3% do movimento – explicou.

O Sebrae também está prestando consultoria na área de turismo para incrementar a visitação da região. O Termas São João, em São João do Oeste, investiu na divulgação de feiras em Misiones, na Argentina, melhorou a estrutura do parque e agora conta com 10% dos visitantes vindos do país vizinho.

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