A mudança no paladar dos consumidores e a busca por alimentos mais refinados e mais saudáveis a aposta do empresário Acari Menestrina, presidente da Gran Mestri Alimentos S/A, para investir na produção dos queijos finos. Ele já foi o primeiro a produzir o queijo tipo grana padano em Santa Catarina e o segundo no Brasil e no dia 8 de dezembro vai inaugurar uma fábrica de gorgonzola e provolone, num investimento de R$ 28 milhões. Com isso a Gran Mestri vai passar de 20 toneladas/dia para 30 toneladas/dia.

Continua depois da publicidade

Nesta quinta-feira (29) o empresário fez a apresentação dos novos produtos no escritório da empresa, em Chapecó. Entre as harmonizações estão o gorgonzola com geléia de pimenta. Acari foi um dos pioneiros na implantação da bacia leiteira do Oeste, na década de 70.

Entre os mil colaboradores da empresa estão cerca de 400 produtores que fornecem leite que passa por rigoroso controle de qualidade. Acari disse que a necessidade de exportar leite vai obrigar os produtores a melhorarem seus padrões. Isso também vai excluir cerca de 25 mil produtores, dos atuais 70 mil.  Mas o empresário já vê que esses produtores podem se dedicar à ovinocultura de leite, segundo ele.

– O queijo de ovelha é o futuro do Oeste de Santa Catarina, mas temos que pensar numa bacia leiteira que tenha produção suficiente para industrialização. Por enquanto nós importamos queijos de ovelha da Itália mas no futuro queremos produzir aqui – disse Menestrina.

 

Continua depois da publicidade

Leia também:

Dois anos após tragédia, Chapecoense responde a 54 ações na Justiça