O biogás produzido a partir de dejetos de suínos virou combustível para um carro da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia, que fará serviços externos da cidade. O BiogásFort, projeto que desenvolveu a primeira planta de biometano em Santa Catarina, uma espécie de posto que vai abastecer um carro adaptado para Biogás, foi inaugurado nesta manhã, em Concórdia.
Continua depois da publicidade
Com dois cilindros de 7,5 metros cúbicos de biometano comprimidos o veículo terá uma autonomia de 300 quilômetros. Dá para ir e voltar de Concórdia a Chapecó, com sobra.
De acordo com o pesquisador da Embrapa Airton Kunz o projeto utilizou o biogás gerado pela produção de suínos, fez sua purificação com filtros para a aumentar a pureza do metano de 60 para 90%, retirando umidade, gás carbônico e o enxofre, que é corrosivo.
O gás então é comprimido e colocado em cilindros. Um quilo de metano é equivalente a 1,7 litro de gasolina, segundo Kunz.
Continua depois da publicidade
Ele explicou que há tratores e caminhões convertidos a biogás.
– Estamos validando a tecnologia existente e adaptando para diferentes escalas de produção. O sistema é voltado para médias e grandes propriedades, pois quanto maior a capacidade de produção, mais atrativo ele é. Mas os pequenos produtores de uma bacia geográfica podem se unir e montar uma central de biogás – explicou.
Kunz ressaltou que o Oeste Catarinense tem um enorme potencial de produção de biogás pela concentração de suínos, aves e bovinos