A diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) interiorizou suas ações nesta semana e está cumprindo roteiro pelo Oeste. Na manhã desta segunda-feira foi realizada uma reunião no Sesi de Chapecó com os diretores dos sindicatos da região e o vice-presidente regional, Waldemar Antônio Schmitz. De acordo com o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, o objetivo é ouvir as demandas da região e traçar ações.

Continua depois da publicidade

Inclusive na quinta-feira está previsto um encontro em Chapecó só para falar das deficiências da infraestrutura, que o presidente classificou como “precária”. Aguiar também falou das ações da nova diretoria, entre elas a criação do Conselho Estratégico para Infraestrutura de Transporte e Logística e a internacionalização das empresas.

– Contratamos uma consultoria com uma especialista em comércio internacional e uma equipe deve vir ao Oeste em breve para que nós possamos identificar as empresas que tem potencial de exportação e ver quais que podem comprar nossos produtos – explicou o presidente.

Atualmente apenas 5% das cerca de 50 mil empresas são exportadoras. Entre as grande e médias empresas esse percentual passa de 50% mas, nas micro e pequenas empresas, são apenas 3%.

Amanhã a comitiva visita a indústria Vantec, em Xanxerê, e Parati/Kellog's e Nutrisul Casaredo, em São Lourenço do Oeste. Na quarta-feira visitam empresas em Campo Erê, Pinhalzinho e São Carlos. Na quarta-feira tem o Circuito Santa Catarina de Fomento e Inovação, em Chapecó. Na quinta-feira, além da reunião sobre infraestrutura haverá visitas em empresas locais, em Chapecó.

Continua depois da publicidade

O roteiro encerra na sexta-feira com reunião de avaliação.