A manhã de quinta-feira foi de novos alagamentos em várias cidades na Região Oeste. Um dos casos mais preocupantes é em Capinzal, onde oito residências foram atingidas e 25 pessoas estão desalojadas. Como o solo está bastante úmido, pois já choveu mais do que a média mensal, qualquer chuva já provoca elevação dos leitos dos rios. Em Xanxerê choveu 59 milímetros em apenas quatro horas, durante a manhã, causando alagamentos no Centro e nos bairros Veneza, Colatto, Vila União, Vista Alegre e Monte Castelo.

Continua depois da publicidade

Em Chapecó, onde choveu 48 milímetros em uma hora, a escola municipal da Vila Real teve algumas salas alagadas pela forte chuva. Mas as salas afetadas foram isoladas e não houve necessidade de cancelar aulas. Oito ruas ficaram alagadas porque a tubulação não venceu o volume de água. Parte da cidade também ficou sem fornecimento de energia elétrica no início da manhã. Pelo menos 8,7 mil unidades ficaram às escuras.

Em Xaxim teve vários pontos de alagamento e uma casa foi invadida pela água no bairro Santa Terezinha. Em Ouro também foram atingidas algumas casas e há registro de deslizamentos.

Em Concórdia foram suspensas aulas em dois colégios estaduais da linha Barra do Tigre por risco de inundação.

Também houve alagamentos em Jupiá, São Domingos, Ponte Serrada, Abelardo Luz e Zortéa, segundo a Defesa Civil. O órgão está monitorando e fazendo levantamento dos danos.

Continua depois da publicidade