As chuvas da última semana ainda não resolveram completamente a situação da falta de água em algumas cidades, mas já amenizaram bastante a situação, principalmente nas lavouras. Em Xanxerê, onde propriedades do interior estavam sem água, a situação se normalizou, segundo o secretário de Agricultura, Edson Zappe.

Continua depois da publicidade

— Hoje (sexta-feira, 18) deu uma boa chuva aqui para nós e já faz quatro ou cinco dias que não estamos mais levando água, já ajudou para encher as cisternas – destacou o secretário, já que algumas propriedades têm cisternas para a criação de animais.

 

Veja também: Chance de neve aumenta procura por hospedagem na Serra catarinense

WhatsApp pode ganhar emoji de chimarrão em breve

Continua depois da publicidade

 

Em Chapecó, o secretário de Desenvolvimento Rural, Valdir Crestani, disse que para a agricultura a chuva foi importante, só que o transporte de água deve continuar, pois há uma região do município, no Alto Baronesa, onde há muitas chácaras que dependem do abastecimento de água. Lá 70 famílias estavam nesta situação no início da tarde de sexta-feira.

O gerente do Centro de Agricultura Familiar da Epagri em Chapecó, Ivan Baldissera, destacou que os 31 milímetros acumulados até o fim da semana, já eram suficientes para as lavouras.

— Ajuda a recuperar as pastagens, o milho da safrinha e também para semear o trigo e a aveia, acredito que a partir de agora, vai normalizar – explicou.

 

Leia outras publicações de Darci Debona