O mês de abril registrou queda de 2% no endividamento das famílias em Chapecó, segundo pesquisa divulgada nesta semana pela Fecomércio. O percentual caiu de 49,5% em março, para 47,3% em abril. A média estadual foi de 54,9%.
Continua depois da publicidade
O que preocupa é o número de famílias com dívidas ou contas em atraso, que representa 22,3% e é o maior das cidades pesquisadas. O percentual dos que não terão condições de pagar é 9,9%.
Veja também: Exportação de frango para Europa cai 53% em abril
Continua depois da publicidade
De acordo com o diretor do Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom), Eduardo Perrone, geralmente há uma queda de endividamento em abril, mas a preocupação é com o cenário das agroindústrias, pois as férias coletivas e suspensão de abates na região diminui o dinheiro girando na economia. Além disso, as pessoas ficam mais cautelosas.
— Temos 13 mil famílias em inadimplência e cerca de R$ 60 milhões em atraso. Não está alarmante, mas já acende a luz vermelha principalmente em relação aos carnês, que representa 56% do endividamento — afirmou.
O diretor do Sicom disse que alguns setores, como supermercadistas, já sentem algum reflexo das quedas nas exportações de carnes.