*por Keli Magri (interina)

Sistema binário em duas principais avenidas no centro de Chapecó (Nereu Ramos e Fernando Machado), construção de novos terminais de integração, licitação do transporte coletivo e conclusão do Elevado da Sadia (no bairro Efapi) são as obras de mobilidade aguardadas para este ano.

Continua depois da publicidade

A Prefeitura aguarda a liberação dos recursos do Ministério das Cidades, via financiamento pela Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 30 milhões para dar início às obras. De acordo com o prefeito Luciano Buligon, a Caixa deve liberar o dinheiro no primeiro trimestre.

Para a implantação do sistema binário, serão necessárias obras de infraestrutura. As duas avenidas terão mão única em sentidos opostos, com retirada de meios-fios, canteiros e rotatórias, que impactarão diretamente no trânsito da cidade.

– Não é uma simples mudança de sentido da via, nós temos obras. Como o município não tem recursos próprios, aguarda a liberação da linha de crédito da Caixa Econômica, assim como fizeram os demais municípios – ressalta Buligon.

Continua depois da publicidade

Uma das obras mais esperadas é a conclusão do Elevado da Sadia, que facilitará o acesso ao Contorno Viário Oeste e ao maior bairro da cidade, o Grande Efapi. Leva o nome da Sadia por estar em frente à sede da agroindústria no bairro. Segundo o prefeito, o projeto precisou ser alterado porque atingia a rede de água e esgoto e sofreu atrasos.

– A obra não aconteceu por dois motivos: pela indenização da família que tem uma gleba de terras ao lado e por falta de recursos. A expectativa é que no primeiro trimestre sejam liberados os recursos pela Caixa – diz Buligon.

Leia todas as publicações  de Darci Debona