O município de Chapecó está entre as 50 cidades do país que mais geraram emprego em 2018, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. O saldo é positivo em 2.248 vagas abertas de janeiro a setembro. Em Santa Catarina é a quarta colocada, atrás de Joinville, Blumenau e Brusque.

Continua depois da publicidade

O setor de serviços foi o que mais cresceu, com 1.645 novos postos de trabalho. 

A instalação de novas redes de supermercados atacadistas contribuiu para isso. 

A indústria ficou em segundo lugar, com 417 vagas, mesmo com 350 demissões da BRF. 

O comércio ficou com 

Continua depois da publicidade

229 vagas e deve abrir mais de 80 a cem oportunidades este mês, segundo o presidente da CDL, Clóvis Spohr.

– A expectativa é de um crescimento de 7% nas vendas, pois aumentaram as consultas ao SPC, o nível de inadimplência baixou e o de confiança aumentou. Chapecó tem mantido os empregos e tem novos investimentos chegando, como uma nova rede de farmácias, revendas de automóveis importados e empreendimentos de salas comerciais – disse o empresário, que também atua na construção civil. Aliás, área que gerou 229 vagas este ano.

Um setor que teve queda foi a agropecuária, com 167 funções encerradas, com provável impacto dos aviários que foram fechados por seis meses pela BRF.

A Prefeitura de Chapecó informou que tem mecanismos que auxiliam a geração de empregos, como por exemplo, o Balcão de Empregos e a Sala do Empreendedor.

Continua depois da publicidade