O transporte de água foi retomado em alguns municípios do Oeste, em função da falta de chuva. Em Chapecó e Concórdia, por exemplo, choveu apenas 24% da média histórica. No início de março, alguns municípios como Concórdia, Seara, Arabutã e Arvoredo fizeram o transporte, mas choveu e o serviço foi suspenso. Nos últimos dias, o trabalho foi retomado.

Continua depois da publicidade

 

Leia também as publicações de Leandro Puchalski

Veja também:

Homem é flagrado pendurado em contêiner transportado por caminhão na BR-470

Continua depois da publicidade

 

Em Xanxerê, são nove propriedades que desde a semana passada estão recebendo cerca de 30 mil litros por dia, com caminhões da prefeitura e dos bombeiros.

— Aqui não chove há mais de 20 dias e nas propriedades que têm fontes pequenas já falta água. Por enquanto, estamos levando para o consumo animal, de aves, suínos e bovinos. Esperamos que chova logo, senão a situação vai se agravar — disse Edson Zape, secretário de Agricultura de Xanxerê.

Em Chapecó, já está sendo levada água para cerca de 70 famílias da comunidade de Alto Baronesa, além de nove propriedades rurais. São seis a sete cargas, que somam cerca de 60 mil litros por dia.

De acordo com dados da Estação Meteorológica da Epagri em Chapecó foram apenas 40 milímetros de chuva em abril, o que representa apenas 24% da média histórica, que é de 166 milímetros para o mês. Em Concórdia, choveu 17 milímetros, o que também é 24% da média histórica, segundo dados da Embrapa Suínos e Aves.

Continua depois da publicidade

Em Seara, que teve problemas em março, a situação ainda não é problemática segundo o secretário, Ernesto Gomes.

— A maioria da população ainda tem água nas cisternas — destacou.

 

Leia outras publicações de Darci Debona