*Por Keli Magri, interina
A partir do próximo dia 29,Chapecó vai concentrar em três dias da semana a vacinação contra a Febre Amarela, doença que já teve uma morte confirmada no Estado e tem deixado o país em alerta. Em Chapecó, de acordo com a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Karina Giachini, serão seis mil doses da vacina por mês, distribuídas nos 26 Centros de Saúde da Família. Segundo Karina, o município vai concentrar a vacinação nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, como estratégia para evitar o desperdício de doses.
Continua depois da publicidade
– Recebemos a orientação da Vigilância Epidemiológica do Estado para otimizarmos a abertura dos frascos. É que cada um tem 10 doses com validade de seis horas. Se abrirmos um frasco às 16h, por exemplo, podemos desperdiçar nove doses – explica a coordenadora.
Apesar de receber do Estado três mil doses a mais neste mês, a vacina é rotina no município que está entre os 162 de Santa Catarina com recomendação para vacinação. Porém, há 20 anos Chapecó não registra casos de Febre Amarela.
– Não tem transmissão viral em Santa Catarina e também não há risco em Chapecó. Devem tomar a vacina quem nunca tomou ou quem vai viajar para locais de risco, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia – destaca Karina ao informar que uma dose imuniza para a vida inteira.
Continua depois da publicidade
– Tem pessoas com anotação na carteira de vacinação indicando reforço para a vacina da Febre Amarela. Mas não há necessidade. É que desde abril do ano passado não há mais indicação para reforço da vacina. Um dose já imuniza desde crianças até nove meses até idosos de 59 anos.