O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon (sem partido), terá duas mudanças administrativas a partir desta semana. Na secretaria de Desenvolvimento Urbano o vereador Valmor Scolari dá lugar a Américo do Nascimento Júnior, que também já foi vereador e secretário e recentemente estava na Cidasc, em São Francisco do Sul.

Continua depois da publicidade

Outra mudança é na superintendência da Efapi, onde vai trocar um vereador do PSD por outro do PSD. Sai Luiz Paulo Carraro e assume Aderbal Pedroso.

Buligon disse que a troca não é fruto de uma motivação específica mas que conversou com os vereadores que são líderes e devem voltar para o legislativo para participar da eleição da mesa diretora da Câmara.

Não querendo polemizar o prefeito disse que a medida não tem relação com o documento que recentemente algumas lideranças do PSD, entre elas Scolari, queriam entregar sugerindo medidas para cortar gastos.

– A maioria das medidas já estou tomando desde o início do mandato, como redução de comissionados e horas-extra – disse.

Continua depois da publicidade

No entanto o vereador Valmor Scolari acredita que a mudança pode ter relação com a divisão no PSD. Afinal ambos são do mesmo partido mas Américo é mais ligado a Gelson Merísio.

– Foi uma decisão do prefeito, era um cargo comissionado e estava à disposição. Isso pode ser reflexo desse alinhamento meu com o Júlio Garcia e o João Rodrigues. Essa disputa pode ter reflexo também em outros municípios. Volto para a câmara onde serei independente – destacou.

Buligon disse que não tem em mente mais mudanças. Em relação à novas medidas de contenção de gastos, disse que está estudando essa possibilidade, mas que o Importo de Produtos Industrializados, que ajuda do cálculo do Fundo de Participação dos Municípios, já teve uma reação e isso representou uma recuperação de certa de R$ 500 mil em receita.