Depois de dar férias coletivas em Capinzal no mês de maio, devido ao embargo da União Europeia, a BRF anunciou agora uma parada de duas semanas no abate de frangos da unidade de Concórdia. A medida foi comunicada ao Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação de Concórdia e Região (Sintrial).

Continua depois da publicidade

As férias coletivas para 1,7 mil funcionários iniciam no dia 2 de julho e vão até o dia 13 de julho. Como não haverá abate no sábado e domingo o retorno será somente no dia 16 de julho.

– Milhares de pintinhos deixaram de ir ao campo durante a paralisação dos caminhoneiros e também muitos animais morreram ou ficaram fora do padrão de abate, nesses 12 dias deixarão de ser abatidos mais de três milhões de frangos – calculou o presidente do Sintrial, Jair Baller.

No entanto o abate de suínos da unidade seque normalmente e também os setores de industrialização. Os 1,7 mil funcionários representam cerca de 1/3 dos trabalhadores da unidade.

Em Ipumirim a Globoaves ainda não retomou os 100% de abate, que é de 135 mil aves por dia. De acordo com o presidente do Sintrial diariamente há uma quebra de 10 mil a 20 mil no volume de abate.

Continua depois da publicidade