Bombeiros de seis países estão participando do Rescue Days 2018, o maior evento de resgate veicular da América Latina, que se iniciou ontem e se encerra sábado, no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó. São 204 inscritos do Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia e Brasil.

Continua depois da publicidade

Entre eles, o soldado do Corpo de Bombeiros e Florianópolis, Jean Renato Vieira.

– O curso é importante porque a gente aprende técnicas diferentes e permite a integração com bombeiros de toda a América Latina – afirmou Vieira.

Entre as novidades estão almofadas infláveis importadas da Eslovênia, que têm capacidade para erguer um ônibus de até 10 toneladas.

– Essa tecnologia veio para o Brasil há cerca de um ano e já utilizamos em rodovias de São Paulo, principalmente em locais onde é difícil o acesso de guincho. O procedimento é feito com mais segurança e menos danos aos veículos – explicou o instrutor Juliano Roque de Souza, que é coordenador de atendimento pré-hospitalar do grupo CCR, concessionária de rodovias em São Paulo.

Continua depois da publicidade

São 24 instrutores em 12 estações, que ensinam como fazer o desencarceramento de veículos pesados, retirada de vítima presas às ferragens, e como atender acidentes com veículos híbridos, para evitar choques elétricos. Há instrutores de sete países da Europa e América do Sul e Norte. Entre eles, o alemão Marco Pfeuffer.

De acordo com o comandante do 6º Batalhão de Bombeiros Militares (6º BBM) de Chapecó, tenente-coronel Hilton de Souza Zeferino, todos os inscritos passarão pelas 12 estações de treinamento.

– Todos sabem fazer cortes nos veículos, mas durante o curso eles aprenderão detalhes sobre o melhor ponto, novas técnicas e equipamentos que permitirão agilizar o resgate das vítimas e salvar-vidas com mais segurança e menos sequelas – afirmou o comandante Zeferino.

Durante o treinamento, serão utilizados 80 veículos, entre carros, furgões, vans, caminhões e ônibus. Até uma BMW novinha será cortada durante o curso. Zeferino disse que é importante o treinamento em veículos novos, pois a lataria é mais resistente.

Continua depois da publicidade

Ele destacou que o evento está sendo considerado o segundo maior do mundo, depois da Alemanha, e pela primeira vez é realizado em Santa Catarina. Graças à estrutura dos quatro pavilhões da Efapi, em Chapecó, um deles com cinco mil metros quadrados, além da localização que facilita a participação de todo o Mercosul. O evento é organizado pelo 6º BBM e uma empresa de venda de equipamentos.

 

Leia outras publicações de Darci Debona