Uma aeronave Arcanjo, dos Bombeiros de Santa Catarina, será entregue na próxima sexta-feira, às 9h30min, no aeroporto municipal Serafim Enoss Bertaso, em Chapecó, com a presença do secretário de segurança pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, do secretário de saúde, Acélio Casagrande, e do comandante geral dos bombeiros militares de Santa Catarina, coronel João Valério Borges.
Continua depois da publicidade
De acordo com o comandante do 6º Batalhão de Bombeiro Militar de Chapecó, tenente coronel Hilton de Souza Zeferino, a aeronave e uma equipe de pilotos dos bombeiros serão deslocados de Florianópolis para o Oeste, com mais equipes da secretaria de saúde, para instalar uma base no aeroporto de Chapecó.
— A partir do segundo semestre teremos quatro pessoas por dia, dois pilotos, um médio e um enfermeiro, que farão o serviço aeromédico. Atualmente esse serviço já é prestado mas a aeronave vem de Florianópolis buscar os pacientes. Com a mudança vamos ganhar duas horas no deslocamento o que pode ser decisivo em casos cardíacos ou transplantes, por exemplo — destacou Zeferino.
Avicultura em debate no Oeste
Cerca de 900 profissionais participam de ontem até quinta-feira do Simpósio Brasil Sul de Avicultura, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó. Estão inscritos participantes de sete países da América. Um dos objetivos do evento é qualificar os profissionais que atuam no setor. Há temas relacionados ao mercado e à sanidade animal, entre outros. A organização é o Núclo Oeste dos Médicos Veterinários e Zootecnistas.
Continua depois da publicidade
Leia outras publicações de Darci Debona
Veja também:
Conselho Federal de Medicina aponta carência no sistema de saúde em municípios de fronteira