A Aurora Alimentos é a segunda agroindústria a anunciar férias coletivas em Santa Catarina. A cooperativa divulgou uma nota no início da tarde desta quinta-feira informando que, a partir de primeiro de junho, os 1,3 mil trabalhadores da unidade de Abelardo Luz, terão férias coletivas por um mês. A unidade abate 280 mil frangos por mês.

Continua depois da publicidade

A medida foi tomada pelo excesso de carne no mercado, provocado pela suspensão de exportações de frango para a Europa e o embargo russo de carne suína. Importante destacar que, apesar de o Ministério da Agricultura ter suspendido dez plantas da BRF, outras empresas também tiveram suspensões para os europeus no ano passado. O aumento do preço do milho agravou o cenário.

No início da semana a BRF anunciou férias coletivas para cerca de 3,2 mil trabalhadores da unidade de Capinzal, a partir de 7 de maio.

Em ambas as férias são de um mês. Veja o que diz parte da nota da Aurora.

"A medida tornou-se necessária em razão do difícil momento que vive o setor de produção de proteína animal no Brasil desde agosto do ano passado. Muitas indústrias avícolas – pertencentes a várias companhias brasileiras – foram desabilitadas a exportar para a Europa desde o último bimestre de 2017. No mesmo período a Rússia, que representava um grande comprador de produtos cárneos, suspendeu as importações. A conjugação desses dois episódios produz o efeito de oferta excessiva e deterioração de preços."

Continua depois da publicidade

Na nota a Aurora destacou que espera que o Ministério da Agricultura e o Ministério das Relações Exteriores consigam normalizar os fluxos comerciais. Caso contrário outra planta poderá ter que adotar a mesma medida.