Apesar do aumento de 4,9% na área plantada de soja, que passou de 640 mil para 671 mil hectares, a produção em Santa Catarina vai cair 6,8%. Enquanto no ano passado a colheita foi de 2,29 milhões de toneladas, a previsão para este ano é de 2,13 milhões de toneladas, segundo levantamento deste mês divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Continua depois da publicidade

O motivo é a queda de 11% na produtividade devido a alguns problemas climáticos, como a falta de chuva na primeira quinzena de dezembro. A queda foi de 3,5 mil para 3,1 mil quilos por hectare.

Exportação cresceu 17%

A produção de soja vem ganhando importância em Santa Catarina, ficando entre os quatro principais produtos de exportação. No ano passado foram embarcadas 1,8 milhão de toneladas, 17% a mais do que em 2016. O faturamento foi de US$ 745 milhões, contra US$ 622 milhões no ano passado. De acordo com o engenheiro agrônomo do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri, Haroldo Tadeu Elias, as exportações catarinense do produto triplicaram desde 2012. O principal comprador é a China, com cerca de 80% do total.

Leia todas as publicações de Darci Debona

Continua depois da publicidade