Um relatório da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Chapecó indica que os alvarás concedidos para construção em Chapecó atingiram 645 mil metros quadrados, o que já supera todo o ano de 2017, que teve 480 mil metros quadrados. Já em relação ao mesmo período do na passado, que teve 372 mil metros quadrados, o crescimento ´é de 73%.

Continua depois da publicidade

Já em relação ao habite-se o volume de 313 mil metros quadrados até setembro é 2,5% inferior a 2017.
O presidente do Sindicato da Habitação do Oeste de Santa Catarina (Secovi-Oeste/SC), Ademir Roque Sander, disse que em relação ao Habite-se menor o motivo pode ser a demora na regularização, dificuldades com acessibilidade ou até desistência na construção.
Sander disse que as transações do Imposto de Transação de Bens Imóveis (ITBI) estão com uma média de 600 por mês, o que gera R$ 1,9 milhão mensais em impostos, números parecidos com os do ano passado.

O presidente do Secovi também percebe um reaquecimento no mercado e disse que, se fossem realizados alguns ajustes no Plano Diretor, aprovado há quatro anos, haveria um número ainda maior de investimentos.

Ele citou que falta incluir a permissão de condomínios horizontais em alguns bairros e fazer ajustes área do Contorno Viário Leste, que vai ligar a SCT-480 com a BR-282. O traçado onde atualmente existe apenas estrada de chão prevê uma área de 300 metros cada lado onde apenas é permitido investimentos industriais, com terrenos de 2,4 mil metros quadrados. Sander disse que é necessário flexibilizar essas regras.

O secretário de Desenvolvimento Urbano de Chapecó, Valmor Scolari, disse que uma equipe técnica da prefeitura está analisando as mudanças e esse processo está em fase final. Scolari disse que além do contorno viário é preciso adequar o entorno do aeroporto para permitir sua expansão. Depois disso as mudanças devem passar por análise do prefeito e, posteriormente, pela Câmara de Vereadores.

Continua depois da publicidade

 

Leia também:

Jovem é atingido por tiros após suposta discussão com vizinho em Chapecó, no Oeste de SC