*por Keli Magri, interina

Com dinheiro já garantido para ampliação do terminal de passageiros (R$ 10,6 milhões) e à espera da finalização das obras para abrir concessão à iniciativa privada ainda neste ano, via parceria público-privada (PPP), o Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, de Chapecó registrou números recordes em 2017. Foram 48.065 usuários a mais do que em 2016, incremento de 11,4% de passageiros, acima do percentual nacional de 3% nos primeiros 11 meses, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Continua depois da publicidade

O ano passado fechou com quase meio milhão de passageiros em embarques e desembarques na principal cidade do Oeste: 467.930. Em 2016, foram 419.895.

O crescimento fica mais evidente na comparação com o número de usuários nos últimos 10 anos. Em 2010, o aeroporto teve menos de 200 mil passageiros (197.937).

O administrador do aeroporto de Chapecó, Eglon Buraseska, atribui os números à circulação superior a 200 mil pessoas devido a 230 grandes eventos em 2017 no município. Esse público é o perfil predominante de passageiros.                       

A movimentação em viagens de férias no final do ano também reforçam os dados.

Continua depois da publicidade

Em Chapecó, operam três companhias com 45 voos comerciais semanais e alcance regional de 300 municípios do Oeste de Santa Catarina, sudoeste do Paraná e noroeste do Rio Grande do Sul, com 2 milhões de habitantes.

– O aeroporto de Chapecó foi o único do Sul do país a receber recursos no ano passado. Vamos duplicar a capacidade do terminal de passageiros e, com as reformas, torná-lo mais atrativo para a iniciativa privada. Queremos modernizar a administração por meio da parceria público-privada, com abertura do edital de concessão ainda em 2018 – adianta o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon.

A meta do governo para 2018, além da concessão, é elevar o nível do aeroporto de categoria cinco para seis na classificação da Anac. A medida visa a possibilidade de aumentar o número de companhias, operações, rotas e voos.

Para isso, a prefeitura investiu, em parceria com o Estado e a União, mais de R$ 1 milhão em equipamentos de segurança, aumentou o número de efetivo dos bombeiros para 23 militares e adquiriu novo caminhão de combate a incêndio e salvamento.

Continua depois da publicidade

Confira todas as publicações de Darci Debona