O aeroporto municipal Serafim Enoss Bertaso, de Chapecó, registrou 40.576 passageiros em outubro, contra 39.436 de outubro do ano passado. Com isso o movimento do ano chegou a 400.179 embarques e desembarques, 3,2% a mais do que os 387.618 passageiros do ano passado.
Continua depois da publicidade
A administração do aeroporto atribui o aumento a vários fatores. Um deles é a elevação de categoria do aeródromo, com substituição de aeronaves Boeing 737-700 pelo 737-800, o que aumenta a disponibilidade de 80 assentos entre pousos e decolagens.
A realização de algumas feiras, como a Mercoagro, incrementou o movimento. Outro fator foi ou aumento de famílias viajando para passar as férias.
Esse crescimento aumenta a necessidade de ampliação da estrutura. O Governo do Estado lançou um edital no valor de R$ 10,6 milhões no início do ano, sendo R$ 8,5 milhões da Secretaria de Aviação Civil (SAC) e o restante do Estado. Só que o tramite da licitação na Secretaria de Infraestrutura do Estado e na SAC, que solicitou ajustes no projeto, acabou causando atraso na obra, que ainda não foi liberada. O projeto está na SAC.
A Associação Comercial e Industrial de Chapecó chegou a emitir uma nota recentemente classificando a situação como inaceitável.
Continua depois da publicidade