A empresa Lapaza, contratada pela prefeitura de Balneário Camboriú para instalar os parquímetros, já iniciou a colocação dos aparelhos. A expectativa é que a Zona Azul esteja ativa em meados de outubro.
Continua depois da publicidade
Vai funcionar de segunda a sábado, das 9h às 20h, ao custo de R$ 2 a hora – o que exigirá adaptação dos turistas que chegam para a temporada de verão.
A previsão era de que o rotativo estreasse com as primeiras mil vagas ativas, e as demais fossem instaladas no decorrer dos meses seguintes.
Mas, diante da informação da empresa de que tem estrutura para finalizar o serviço de uma vez, a prefeitura vai alterar o contrato e a Zona Azul já começa a funcionar com 2,8 mil vagas rotativas, entre as ruas 1001 e 2000.
Prazo de adequação
A ideia era começar a operar no início do mês, mas o cadastramento dos pontos de venda físicos, junto à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), atrasou. O sistema também terá aplicativo para compra por celular.
Continua depois da publicidade
Presidente da Companhia de Desenvolvimento e Urbanização de Balneário Camboriú (Compur), Fernando Marchiori disse que os motoristas terão um prazo de readaptação à Zona Azul, em que não serão multados pelos agentes de trânsito. A expectativa é que a adaptação não seja de mais do que 15 dias, e o sistema de autuações esteja ativo no início de novembro.
O rotativo de Balneário Camboriú não terá sistema de regularização para quem não coloca o cartão de imediato. A multa é de R$ 195, mais 5 pontos na carteira de habilitação.