Os três votos de Santa Catarina na eleição para a presidência do Senado serão todos em Rogério Marinho (PL-RN), que é o principal adversário do atual presidente, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Apesar da votação ser secreta, em cédulas de papel, os catarinenses Esperidião Amin (PP), Jorge Seif (PL) e Ivete da Silveira (MDB) declararam publicamente apoio ao senador do PL.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Não há surpresas quanto a Amin a Seif, já que tanto o PP quanto o PL votarão em bloco em Marinho. A situação de Ivete, no entanto, é mais delicada. Seu partido, o MDB, orientou voto em Rodrigo Pacheco. A “traição”, declarada pela própria senadora nas redes sociais, repercute em Brasília, já que o disputa entre Pacheco e Marinho é acirrada.
Encontro entre Lula e Hang nos tribunais é protelado pela Justiça em SC
Com apoio do PSD, MDB, PT, PSB, PDT, Cidadania e Rede, Pacheco deve ter ente 50 e 55 votos. Marinho tem em sua base de apoio PL, PP e Republicanos — partidos que formaram o tripé de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — e soma 23 votos. Nos bastidores, no entanto, há indicação de que o apoio ao senador tem crescido. O PL já conta com a vitória de Marinho.
Continua depois da publicidade
União Brasil e PSDB, por exemplo, ainda não se manifestaram sobre a orientação de voto. O terceiro candidato à presidência do Senado é o cearense Eduardo Girão, do Podemos.
Eleições para presidências da Alesc, Câmara e Senado prometem semana decisiva na política
Apoio a Lira
Já na Câmara dos Deputados, a tendência é deque a maioria dos parlamentares de Santa Catarina vote em Arthur Lira (PP-AL), que busca a reeleição. Lira conseguiu reunir apoio tanto do bloco de apoio do governo Lula, quanto da oposição.
Dos 16 parlamentares catarinenses, o único cujo partido não apoiará Arthur Lira é Gilson Marques, do Novo.
Quem disputará a presidência com Lira é o deputado Chico Alencar, do PSOL do Rio de Janeiro.
Leia mais
O motivo por trás da recusa de Jorginho ao convite de almoço com Lula
Jorginho nomeia diretor do Camelódromo de Balneário Camboriú para coordenar o IMA