A falta de efetivo da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Santa Catarina virou meme. Um vídeo anônimo, que circula em grupos de mensagens de policiais, ironiza a situação do posto de Biguaçu, na Grande Florianópolis, que passou a responder também pelo Contorno Viário desde a inauguração do trecho, em agosto.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
“Trabalho de dois postos, só UOBI (Unidade Operacional de Biguaçu) hoje. E ainda veio o Contorno”, diz um trecho da paródia, que cita a grande quantidade de acidentes e de motoristas embriagados para fiscalizar. O meme reclama da falta de resposta por parte da sede da PRF em SC:
“Ninguém vem pra pista. Não dá tempo nem de comer. É muito acidente”. “Estou cansado. Com o trabalho de dois postos sobra tudo pra Biguaçu”.
Veja o vídeo:
Continua depois da publicidade
A necessidade de reforço policial em Santa Catarina vinha sendo alertada pela Superintendência da PRF no Estado e pelo sindicato que representa os policiais rodoviários federais desde que as obras do Contorno Viário se aproximaram da finalização.
“Velocidade máxima”: PRF flagra mais abusos no trânsito do Contorno Viário de Florianópolis
Desde dezembro de 2023, a Superintendência da PRF em Santa Catarina enviou pelo menos três ofícios à direção nacional Brasília solicitando reforço de efetivo para dar conta da iminente abertura do Contorno e também da BR-285 em Timbé do Sul. O primeiro ofício foi encaminhado em dezembro de 2023. O pedido foi reforçado em fevereiro e depois no início de abril. Também houve uma reunião em Brasília, em março, com a diretoria de pessoal. Mas não houve envio de reforços.
A fiscalização da PRF tem flagrado constantemente abuso de velocidade no trecho do Contorno. Em setembro, a corporação divulgou imagens de veículos flagrados circulando em até 178 km/h. Assim como na BR-101, o limite é de 100 km/h para veículos leves e 80 km/h para veículos pesados.
Leia também
Educação adota “média global” e muda critério para aprovação de alunos em SC