O Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu, que integra os portos de Itajaí e Navegantes, recebeu neste domingo (8) a primeira manobra da segunda fase de testes da nova bacia de evolução. Em uma manobra inédita, o navio Valence, de 300 metros de comprimento, girou na bacia de evolução – logo na entrada do canal de acesso aos portos – e seguiu de ré até o cais da Portonave, em Navegantes.

Continua depois da publicidade

A nova fase de testes atende à determinação da Marinha, que fará a homologação da área de manobras. Na primeira fase, as manobras com o giro na saída, em que os navios seguiram de ré entre os berços de atracação e a bacia de evolução, ocorreram sem nenhum problema.

Os terminais portuários aguardam a homologação da bacia para passar a operar navios mais carregados e maiores, com até 336 metros de comprimento.

Em nota, o Complexo Portuário de Itajaí informou que o navio tem 48 de largura, fez o giro inverso e seguiu para o berço 3 da Portonave.

"Ao contrário das 6 primeiras manobras, nesta etapa a embarcação faz o giro de 180 graus de proa e segue de ré (popa) até o cais de atracação. A nova Bacia de Evolução contempla um raio de 500 metros de diâmetro e possui profundidade de 14 metros", concluiu a nota.

Continua depois da publicidade

Assista ao vídeo