Um leão-marinho, aparentemente adulto e saudável, escolheu as pedras da Praia da Tainha, em Bombinhas, para relaxar neste sábado. De nadadeiras para o ar, o visitante foi flagrado pela manhã pela equipe do Instituto Anjos do Mar, que atua no monitoramento ambiental.
Continua depois da publicidade
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos já havia recebido a informação de que um leão-marinho estava na região de Porto Belo há duas semanas, e é possível que seja o mesmo animal. O gerente operacional do projeto, Jeferson Dick, diz que é comum encontrar a espécie na região – embora eles costumem chegar mais perto do inverno.
Segundo ele, os animais permanecem em busca de alimento e costumam ser visto descansando, geralmente em costões, como o "rapaz" da foto. Dificilmente chegam às praias.
A recomendação, para quem se deparar com um leão-marinho, é não se aproximar e avisar o monitoramento, que poderá verificar as condições de saúde do animal e se ele necessita de cuidados. O telefone de contato é 0800-642-3342.
Continua depois da publicidade