O decreto que reabriu as praias de Balneário Camboriú foi suspenso pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) no domingo à tarde, mas muita gente parece não ter se dado conta disso. A Praia Central amanheceu movimentada para uma segunda-feira.

Continua depois da publicidade

Imagens feitas pelo leitor Luan Engelbrecht mostram o vaivém de pessoas caminhando pela faixa de areia – o que está proibido pelo decreto estadual que determina o isolamento social.

O intenso vaivém levou a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros a organizarem uma operação de conscientização, com apoio da Guarda Municipal. As viaturas usam caixas de som com mensagens que orientam as pessoas sobre a importância de manter o isolamento para conter a pandemia do novo coronavírus.

Segundo o comandante do 12º Batalhão da PM, tenente-coronel Alexandre Coelho Vieira, a orientação é para que as pessoas sejam convencidas a sair da praia com "conscientização e cordialidade".

Continua depois da publicidade

Trabalho perdido

A operação das forças de segurança nesta manhã demonstra, na prática, qual é o principal problema que as flexibilizações locais da quarentena podem trazer. O vaivém de decretos causa confusão e estimula as pessoas a desrespeitarem o isolamento social. A Justiça segurou a liberação, mas o estrago está feito.

O trabalho da polícia e os bombeiros, pedindo para que as pessoas saiam da praia, já foi executado um mês atrás – ou seja, regredimos um mês nas medidas de contenção.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Continua depois da publicidade