Em viagem à Argentina para acompanhar a posse de Javier Milei, junto com uma “tropa de choque” de governadores bolsonaristas, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chamou Jorginho Mello (PL) de seu “governador favorito”. A declaração foi feita em um encontro num restaurante portenho, e o vídeo está circulando como rastilho de pólvora nas redes sociais neste sábado (9).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Para Jorginho, a fala de Bolsonaro é um trunfo político. Desde que assumiu o mandato, o governador tem procurado manter o selo bolsonarista – inclusive empregando alguns egressos do governo Bolsonaro. Entre eles a filha de Michelle Bolsonaro, lotada no escritório do governo de SC em Brasília. Em julho, foi o único governador a assumir o discurso do ex-presidente contra a Reforma Tributária, mesmo comprando uma derrota anunciada na Câmara.

Os detalhes da viagem de Jorginho à Argentina com Bolsonaro para posse de Milei

A comitiva bolsonarista em Buenos Aires tem quatro governadores – além de Jorginho, Tarcísio Freitas (Republicanos), de São Paulo, Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro e Ronaldo Caiado (União), de Goiás. O Governo de Santa Catarina informou que o Estado recebeu convite do governo argentino para a posse, pela proximidade com o país vizinho.

Continua depois da publicidade

A posse de Milei está sendo tratada como “o retorno” de Bolsonaro à arena dos grandes atos políticos, dos quais ele se afastou desde que perdeu as eleições para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além dos governadores, deputados e senadores bolsonaristas também viajaram à Argentina. Entre eles, pelo menos três catarinenses – os deputados federais Daniela Reinehr (PL) e Zé Trovão (PL), e o senador Jorge Seif (PL).

Leia mais:

Delegado da Lava Jato está por trás de “boom” nas investigações de crimes financeiros em SC

Após acordo, Porto de Itajaí volta a ter três navios “em fila” e movimentação simultânea

Governo revela que abriu mão de R$ 1,5 bi para não aumentar imposto em SC

Como jovens de classe média de Balneário Camboriú viraram bilionários da Faria Lima investigados pela PF

Quem é o britânico chefão do tráfico na Europa que vivia secretamente em Balneário Camboriú