O vice-prefeito de Balneário Camboriú, Carlos Humberto Metzner Silva (PL), “comemorou” o aniversário do golpe de 1964, que levou o Brasil a 21 anos de ditadura militar. Ele publicou nas redes sociais um vídeo antigo do presidente Jair Bolsonaro (PL) soltando fogos de artifício. Carlos Humberto é suplente de deputado estadual e pré-candidato a deputado federal.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Balneário Camboriú teve o primeiro prefeito, Higino Pio, morto pela ditadura em 1969. O relatório da Comissão Nacional da Verdade, apresentado em 2014, mostrou como os militares forjaram uma cena de suicídio nas dependências da Escola de Aprendizes Marinheiros, em Florianópolis.
Higino Pio foi preso por supostas denúncias de corrupção, nunca comprovadas. A hipótese mais provável é que ele tenha sido morto pela amizade que mantinha com o presidente deposto João Goulart, que costumava passar férias em Balneário Camboriú com a família.
Continua depois da publicidade
Em 2018, o Ministério Público Federal denunciou seis pessoas pela participação no assassinato de Higino Pio e reconheceu ter se tratado de um crime político. O procurador João Marques Brandão Neto pediu a absolvição do prefeito dos crimes a ele imputados injustamente, e uma indenização coletiva de R$ 5 milhões a Balneário Camboriú. A denúncia foi rejeitada pela Justiça, que alegou prescrição dos crimes da ditadura.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia mais
Liminar para suspender voos de Moisés em aviões do Estado é negada pela Justiça
Feito em SC, iate de R$ 50 milhões igual ao do CR7 tem fila de espera de 15 meses
Fora da disputa eleitoral, Luciano Hang abre loja da Havan na terra de Lula
“Peixe” de Bolsonaro, secretário nacional da pesca deixa cargo para se candidatar em SC