O vento forte levou a Delegacia da Capitania dos Portos a fechar o canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes na manhã desta terça-feira (17). Os equipamentos da Praticagem registraram ventos de 28 nós nas proximidades da área de manobras dos navios – o que equivale a mais de 50 quilômetros por hora. Nessas condições, a movimentação das embarcações é considerada arriscada.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Os portos locais têm cinco manobras previstas para esta terça-feira, entre entradas e saídas. A movimentação está temporariamente suspensa, até que as condições de navegação sejam consideradas seguras.

O Complexo Portuário do Itajaí-Açu retomou 100% o fluxo de entradas e saídas de navios uma semana atrás, após ter as manobras prejudicadas pela correnteza do Rio Itajaí-Açu, que sofreu interferência das cheias no Alto Vale – resultado da passagem de um ciclone por Santa Catarina. Foram quatro dias de manobras suspensas, e mais três dias operando com retrições.

Nesta terça, além de Itajaí e Navegantes, outros portos de Santa Catarina monitoram a situação do vento e avaliam a continuidade das operações. No Complexo Portuário de São Francisco do Sul, que integra o Porto de Itapoá, uma avaliação da Praticagem, pela manhã, decidiu pela continuidade das manobras. Mas a situação será acompanhada durante todo o dia. Os portos têm 10 entradas e saídas agendadas para esta terça-feira.

Continua depois da publicidade

Em Imbituba não há manobras agendadas, mas o vento pode interromper a operação de carga e descarga dos navios. Pela manhã, as atividades foram mantidas – mas também seguem sob monitoramento.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia mais​

​Em Florianópolis, Fux diz que Judiciário pode rever atos dos outros poderes

Quem são os catarinenses na lista de convidados para o casamento de Lula​

Pagar pedágio com o Pix? Projeto avança na Alesc e está perto de aprovação

Porto de Itajaí pode ficar com chineses ou árabes após leilão

“Jeitinho” na lei vai ajudar prédio de 140 andares em Balneário Camboriú; entenda