O Ministério da Saúde emitiu um alerta aos três estados da região Sul – Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul – avisando para o risco da chegada da variante B.1617, identificada inicialmente na Índia. O alerta ocorreu após a identificação de pacientes com Covid-19, causada pela mutação, na Argentina.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

> O que são as variantes do coronavírus e como elas impactam Santa Catarina

O aviso do Ministério chamou atenção para o fato dos três estados fazerem fronteira com o país vizinho. Nesta quinta-feira (20), o Maranhão confirmou os primeiros casos da variante indiana no Brasil.

A mutação é uma das grandes preocupações da saúde mundial, porque pode estar por trás da explosão de casos e óbitos por Covid-19 na Índia. A médica brasileira Mariangela Simão, diretora-assistente da Organização Mundial da Saúde (OMS), que entrevistei para a edição impressa deste fim de semana, comentou que a variante indiana é motivo de grande preocupação.

Continua depois da publicidade

– Ela tem uma dupla mutação, que tem aparecido com frequência, e pode estar associada a um aumento na transmissibilidade.

> Covid hoje: veja mapas e dados de mortes por covid-19 e da vacina em SC

> Santa Catarina mantém data para vacinação de professores contra a Covid-19

O superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, Eduardo Macário, disse à coluna que o Estado está acompanhando a situação da variante, e tem discutido com o Ministério da Saúde a possibilidade de restrições a estrangeiros.

– Elevamos o nível de alerta e estamos aperfeiçoando a identificação de casos, enquanto aguardamos as orientações do Ministério – diz Macário.

Pesquisadores do Estado, em parceria com a Secretaria da Saúde, fazem um trabalho de vigilância genômica em Santa Catarina, com o objetivo de identificar e alertar para o aparecimento de novas variantes. Até agora, nenhum caso da variante indiana foi identificado.

Continua depois da publicidade

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Leia também:

> Elevadores super-rápidos são nova obsessão dos arranha-céus em Balneário Camboriú

> Prefeituras de SC não podem aumentar salários nem repor inflação, diz TCE

> Bondindinho de Balneário Camboriú é leiloado e não voltará a rodar

> Menos cabelo, mais política e comunicação: Moisés repaginado na volta ao governo