Um levantamento feito pela Folha de S. Paulo apontou que quase 26 mil doses da vacina AstraZeneca foram aplicadas no país fora do prazo de validade – o que invalida a imunização. Na lista há quase 50 cidades de Santa Catarina. A Secretaria de Estado da Saúde acompanha caso. Por enquanto, o Estado trabalha com a hipótese de que tenha ocorrido um equívoco no registro das doses. Nesse caso, as vacinas estariam válidas.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais informações de Santa Catarina pelo WhatsApp
O superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, diz que pode ter ocorrido um “erro de registro dos lotes”.
– Atribuíram um lote incorreto. A equipe está avaliando, (mas) aparentemente não foi aplicada vacina vencida.
Em todo o país, 1.532 municípios teriam aplicado as doses fora do prazo de validade. A cidade catarinense com mais registros, de acordo com o levantamento da Folha, é São Francisco do Sul. Ali, teriam sido aplicadas fora do prazo 142 vacinas do lote CTMAV505, que venceu em 31 de maio. As aplicações foram feitas em dois postos de saúde: Rocio Pequeno, onde teria sido aplicada uma dose, e outras 141 no posto Vila da Gloria.
Continua depois da publicidade
> Efeito vacina: mortes caem entre 60+ em SC e os mais jovens lideram lista de óbitos
A lista de cidades catarinenses com mais registros de aplicação de doses vencidas, de acordo com a Folha de S. Paulo, inclui Tubarão (104), Camboriú (55), Criciúma (48), Chapecó (44), Canelinha (36), Anitápolis (30), Santo Amaro da Imperatriz (24) e Jacinto Machado (20). Os demais municípios têm menos de 20 registros. A maioria, menos de cinco.
O Plano Nacional de Imunização estabelece que, em caso de aplicação de vacina fora do prazo de validade, o paciente deve ser imunizado novamente em até 28 dias. Segundo Eduardo Macário diz que situações assim são consideradas “erros de administração”.
– Deve ser notificado e analisado caso a caso – explicou.
As vacinas que, de acordo com o levantamento, foram aplicadas fora do prazo de validade, vieram do laboratório Serum, na Índia, e do consórcio Covax, via Organização Panamericana de Saúde (Opas). A reportagem da Folha informa que as doses foram distribuídas pelo Ministério da Saúde entre janeiro e fevereiro deste ano, antes do vencimento. Os lotes suspeitos venceram entre 29 de março e 4 de junho.
> O que fica proibido e liberado em SC com novo decreto contra Covid-19
Em nota, o Ministério da Saúde informou que acompanha o prazo de validade das vacinas com rigor, e que a orientação a estados e municípios é para distribuir as doses o mais rápido possível.
Continua depois da publicidade
“O Ministério da Saúde informa que acompanha rigorosamente todos os prazos de validade das vacinas Covid-19 recebidas e distribuídas pela pasta. Conforme pactuado com Conass e Conasems, as doses entregues para as Centrais Estaduais devem ser imediatamente enviadas aos municípios pelas gestões estaduais. Cabe aos gestores locais do SUS o armazenamento correto, acompanhamento da validade dos frascos e aplicação das doses, seguindo à risca as orientações do Ministério.
Segundo a orientação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), caso alguma vacina seja administrada após o vencimento, essa dose não deverá ser considerada válida, sendo recomendado um novo ciclo vacinal, respeitando um intervalo de 28 dias entre as doses. O vacinado deverá ser acompanhado pela secretaria de saúde local”.
> Vacinação da Covid em SC: locais, fases de aplicação, idades e tudo sobre
Cidades de SC na lista das vacinas vencidas:
São Francisco do Sul
Tubarão
Camboriú
Criciúma
Chapecó
Canelinha
Anitápolis
Santo Amaro da Imperatriz
Jacinto Machado
Lauro Muller
Palmitos
Ponte Alta
Seara
Meleiro
Imbituba
Rio das Antas
Herval D´Oeste
Joinville
Cunha Porã
Timbé do Sul
Correia Pinto
Balneário Piçarras
Garuva
Barra Velha
São José
Florianópolis
Biguaçu
Mondaí
Gravatal
São José do Cedro
Blumenau
Balneário Gaivota
Caçador
Santa Cecília
Trombudo Central
Rio do Campo
Monte Carlo
Xanxerê
Arabutã
Cocal do Sul
Joaçaba
Benedito Novo
Rio do Sul
Campo Erê
Balneário Camboriú
Brusque
Gaspar
Pouso Redondo
Maravilha
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia também
> Bandeira vermelha aumentará conta de luz de mais de 3 milhões de consumidores em SC
Continua depois da publicidade
> TJSC diz que amor é direito de “todes” e provoca onda de preconceito
< Justiça manda demolir seis andares de arranha-céu em Balneário Camboriú
> Mãe vai processar Bolsonaro após filho ser internado com Covid-19