As primeiras doses da vacina da Pfizer chegam a Santa Catarina na segunda-feira (3). A informação foi confirmada no fim da tarde pela Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (Dive), que também divulgou o plano inicial de distribuição. Além de Florianópolis, as doses também serão enviadas a São José. O Estado usará a ‘estreia’ como teste de logística par o imunizante.

Continua depois da publicidade

> Vacina da Pfizer: Florianópolis receberá o imunizante mais eficaz

Das 17.550 da Pfizer vacinas que chegarão a Santa Catarina na primeira remessa, 10.530 ficarão na Capital e 7.020 serão entregues em São José. As doses serão destinadas a pessoas entre 60 e 64 anos, trabalhadores da saúde, policiais e bombeiros.

A inclusão de São José na primeira rodada foi definida pela Secretaria de Estado da Saúde nesta quarta. Como a coluna adiantou no início da semana, o Ministério da Saúde avisou aos estados que a aplicação da vacina da Pfizer ficaria restrita às capitais, devido às particularidades do imunizante.

> Calendário da vacina: veja dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina

Continua depois da publicidade

A vacina é distribuída em frascos que contêm seis doses, para serem diluídas em soro. As doses precisam de uma rede de frio que suporte a exigência de baixas temperaturas do imunizante – mas, inicialmente, não precisarão de ultracongeladores, como havia sido previsto. As vacinas chegarão congeladas a -20ºC, e poderão sem mantidas por até cinco dias entre 2ºC e 8ºC. Essa temperatura permite que as doses sejam mantidas nos refrigeradores dos municípios.

> Pfizer não irá vender vacinas para Florianópolis: prioridade é negociar com Ministério da Saúde

A primeira aplicação, em Florianópolis e São José, servirá para que a Dive avalie a viabilidade de distribuir a vacina da Pfizer também para outras cidades no Estado. O superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macario, diz que o Ministério da Saúde enviará a SC seis ultracongeladores. Os equipamentos serão integrados à Central Estadual de Rede de Frio, e servirão para uma futura expansão da estratégia de vacinação com a vacina da Pfizer.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Leia também:

> A emocionante carta de despedida da filha ao pai que morreu de Covid em SC

Continua depois da publicidade

Vacina da Pfizer: Florianópolis será a única cidade de SC que receberá o imunizante mais eficaz

​Elon Musk decidiu em Florianópolis que iria investir foguetes e revolucionar a corrida espacial​

Ex-ministro José Eduardo Cardozo diz que impeachment de Moisés foi “aberração”