A mesa diretora da Alesc fez nesta quarta-feira (15) a primeira reunião da atual Legislatura. O encontro entre os sete deputados que comandam a Casa foi registrado em uma foto histórica para o Parlamento e para Santa Catarina, pela presença de uma mulher.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

A deputada Paulinha (Podemos), eleita 1ª Secretária, está em um espaço que não era ocupado por uma mulher há mais de 80 anos. A última vez em que uma deputada integrou a Mesa Diretora no cargo de 1ª Secretária foi em 1937, quando a vaga foi de Antonieta de Barros – a primeira deputada negra do Brasil, incluída no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria.

Prefeito de Lages, Ceron teria recebido mesada de R$ 50 mil de pivô da Operação Mensageiro

A presença de Paulinha é importante, especialmente no momento em que a representação feminina está em baixa na Alesc. Nesta legislatura, são apenas duas deputadas na Bancada Feminina, que atua na defesa de pautas em favor das mulheres – a própria Paulinha e Luciane Carminatti (PT).

O que levou MDB a aceitar pacote enxuto de boas-vindas no governo Jorginho

Na 1ª Secretaria, cabe à deputada a direção dos trabalhos da sessão plenária na falta do presidente e vice-presidentes, a distribuição das matérias às Comissões, a inclusão na pauta de matérias em condições regimentais de figurar na Ordem do Dia e a presidência da Corregedoria da Casa.

Leia mais

Continua depois da publicidade

Jorginho institui Escola Sem Partido em SC para atender deputada que “caçou” professores

Senador catarinense “erra” de ministro e vai ao governador de São Paulo

Vereadoras ameaçadas em SC pedem proteção à Polícia Federal