Das 1053 escolas da rede estadual em SC, 113 estão com obras em andamento, enquanto outras 298 têm projetos de melhorias. Os dados são da Secretaria de Estado da Educação, a partir de um pedido oficial de informação do deputado Fabiano da Luz (PT).

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

O parlamentar fez o questionamento em julho, no período em que estava em discussão na Alesc o projeto Universidade Gratuita. Os deputados debatiam, internamente, se o programa poderia afetar os investimentos do Estado na Educação Básica.

As respostas enviadas pela Educação trazem um raio-X dos problemas históricos de infraestrutura na rede pública, e chama atenção, em especial, a falta de acessibilidade nas escolas estaduais. Das estruturas mínimas necessárias, apenas as rampas estão presentes na maioria das escolas – 967. Apenas 296 instituições têm corrimão e guarda-corpo – espécie de grade de proteção – enquanto outras 757 não possuem. Essas estruturas são fundamentais em ambientes com circulação de jovens e adolescentes.

Jorginho leva projeto de novas ferrovias à empresa com maior rede no país

Continua depois da publicidade

Sobre piso tátil, necessário para estudantes com deficiência visual, 979 das 1053 unidades não possuem. Elevador é realidade apenas em 29 escolas. Sinalização visual no piso e parede estão em 45, apenas.

– Quando estávamos discutindo a Universidade Gratuita, batemos muito na tecla de que é preciso investir na educação básica nas nossas escolas. A educação superior é importante, mas sem esquecermos dos investimentos para nossos jovens. Fizemos o pedido de informação para ter esses números e cobrar – diz Fabiano.

Auditoria do TCE em escolas municipais de SC revela falhas em acessibilidade e segurança

Outras estruturas

As quadras de esporte coberta também estão longe de ser realidade em todas as escolas públicas de Santa Catarina, segundo dados da própria Secretaria de Educação. Apenas 399 instituições declararam que possuem a estrutura. Quadra descoberta é a realidade de 633 colégios.

Ainda e acordo com o levantamento do Estado, 151 escolas não têm biblioteca, 205 não têm laboratório de informática, e 787 não possuem laboratório de ciências.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

Chiodini encerra CPI das Americanas com “cutucão” em deputados; VÍDEO

Metrô de superfície em SC é assunto de reunião entre Jorginho e Tarcísio

Indústria que fabrica lanchas em SC é vendida

Como PT e PL foram parar no mesmo lado em processo que pode cassar Jorge Seif

Herdeiro que vendeu última casa de madeira de Balneário Camboriú diz que “foi bem aproveitada”