A inconfundível fachada redonda, à beira-mar, é o símbolo do último hotel icônico de Balneário Camboriú a resistir ao tempo: o Marambaia. O hotel, hoje administrado por quatro sócios, será parcialmente demolido para dar lugar a um arranha-céu, que deve integrar hotelaria de alto padrão e apartamentos residenciais.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Símbolo do Marambaia, o prédio redondo, construído em 1964, será reformado e preservado. O último andar deverá ser reservado a um restaurante.

A diretora de Arte da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Lilian Martins Camargo, diz que o edifício redondo é um marco da arquitetura modernista brasileira, com grande importância histórica e arquitetônica. O projeto é do arquiteto gaúcho Roberto Veronese.

Primeiro hotel de luxo de Balneário Camboriú que hospedou até presidentes dá lugar a arranha-céu

Continua depois da publicidade

– É um ícone modernista, e foi construído numa fase conturbada da história brasileira. Assim como temos marcos dessa arquitetura no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, temos um exemplar em Balneário Camboriú.

Disparada de valorização em Balneário Camboriú chegará aos imóveis longe da praia, diz especialista

Apesar da importância histórica, o Marambaia nunca foi efetivamente tombado. A fachada circular foi protegida como área de interesse histórico do município pelo Plano Diretor aprovado em 2008, que deve ser rediscutido em breve. A medida é uma salvaguarda, mas não uma garantia definitiva de preservação. Apesar disso, o empresário Osmar Nunes Filho, o Mazoca, sócio do Marambaia, diz que a manutenção do prédio redondo no projeto já está decidida, e independe de eventuais mudanças no Plano Diretor.

Já o prédio posterior, que foi construído na década de 1970 e tem um projeto arquitetônico mais simples, será demolido. O projeto da nova torre do Marambaia está em fase de aprovação, e a previsão é que as obras iniciem no ano que vem.

Prédio original do Hotel Fischer, inaugurado em 1957
Prédio original do Hotel Fischer, inaugurado em 1957 – (Foto: Fundação Cultural de Balneário Camboriú)
Construção do Hotel Fischer
Construção do Hotel Fischer – (Foto: Fundação Cultural de Balneário Camboriú)
João Goulart com a mulher, Maria Thereza Fontella Goulart, e os filho João Vicente, no Hotel Fischer
João Goulart com a mulher, Maria Thereza Fontella Goulart, e os filho João Vicente, no Hotel Fischer – (Foto: Fundação Cultural de Balneário Camboriú)
Recado deixado por João Goulart no livro de ouro do Hotel, em 22 de outubro de 1958: “Parabéns aos que tiveram a feliz iniciativa de construir o Hotel Fischer. Modelar na sua organização e no conforto que proporciona a todos aqueles que tem a ventura de aqui hospedar-se. Bastaria um “punhado” de “Hotel Fischer” espalhado pelas encantadoras praias brasileiras para que o turismo no nosso país se tornasse um realidade”.
Recado deixado por João Goulart no livro de ouro do Hotel, em 22 de outubro de 1958: “Parabéns aos que tiveram a feliz iniciativa de construir o Hotel Fischer. Modelar na sua organização e no conforto que proporciona a todos aqueles que tem a ventura de aqui hospedar-se. Bastaria um “punhado” de “Hotel Fischer” espalhado pelas encantadoras praias brasileiras para que o turismo no nosso país se tornasse um realidade”. – (Foto: Fundação Cultural de Balneário Camboriú)
Projeto do edifício Fischer Dreams, que ocupará o terreno onde ficava o Hotel Fischer
Projeto do edifício Fischer Dreams, que ocupará o terreno onde ficava o Hotel Fischer – (Foto: Divulgação )
Piscina com borda infinita no projeto do edifício Fischer Dreams
Piscina com borda infinita no projeto do edifício Fischer Dreams – (Foto: Divulgação )
Área de lazer terá 7 mil metros quadrados
Área de lazer terá 7 mil metros quadrados – (Foto: Divulgação )
Suíte em uma das duas torres do edifício Fischer Dreams
Suíte em uma das duas torres do edifício Fischer Dreams – (Foto: Divulgação )
Frente ao mar, torres terão vista para toda a baía de Balneário Camboriú e para o Rio Camboriú, ao fundo
Frente ao mar, torres terão vista para toda a baía de Balneário Camboriú e para o Rio Camboriú, ao fundo – (Foto: Divulgação )

Continua depois da publicidade

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia mais

SC tem 4 das 10 cidades mais caras do Brasil para comprar imóvel​

Quanto custa alugar um apartamento de luxo em Balneário Camboriú no verão

Balneário Camboriú tem “disputa” de Cristiano Ronaldo e xeiques árabes por cobertura de R$ 50 milhões

Maior prédio da América do Sul em Balneário Camboriú ganha revestimento de iate de luxo

Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões