O resultado final da avaliação que a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) faz a cada quatro anos em todos os programas de mestrado e doutorado do Brasil colocou 27 dos cursos oferecidos pela UFSC com notas 6 ou 7 – as melhores avaliações. São avaliados 4.512 programas de pós-graduação stricto sensu em todo o Brasil.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A universidade aumentou em 35% o número de programas com nota máxima em comparação com 2017, quando havia sido feita a última avaliação. Isso significa que 40% dos percursos de mestrado e doutorado oferecidos pela UFSC estão com as melhores notas.
Subiram na avaliação os programas de Educação Física, Engenharia de Alimentos, Engenharia e Gestão do Conhecimento, Engenharia Elétrica e Filosofia, que alcançaram a nota 7. Também entraram para o grupo de excelência os cursos de Antropologia Social, Bioquímica, Design, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Neurociências e Saúde Coletiva, que atingiram a nota 6.
A UFSC já tinha os programas de Ciência e Engenharia de Materiais, Engenharia Química e Química com nota 7 nas avaliações anteriores, e os cursos de Aquicultura, Ciências dos Alimentos, Direito, Educação Científica e Tecnológica, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia de Automação e Sistemas, Engenharia Mecânica, Estudos da Tradução, Farmacologia, Linguística e Recursos Genéticos Vegetais com nota 6 desde 2017.