Atrativos naturais, hospitalidade e segurança estão entre os itens melhor avaliados pelos turistas que passaram pelo Litoral na alta temporada, de acordo com a Pesquisa de Demanda Turística do consórcio Costa Verde & Mar. O levantamento foi feito entre mais de 3 mil visitantes das cidades de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Itajaí, Itapema, Porto Belo e Navegantes. Em uma avaliação de 0 a 5, a nota final da região foi 4,49.
Continua depois da publicidade
Na segurança, por exemplo, a nota aumentou 12 décimos em relação à pesquisa do verão passado. Ofertas de programas de lazer, cultura e compras também foram bem avaliadas.
Na outra ponta, com as menores notas, os turistas apontaram o trânsito, os acessos às cidades e a falta de balneabilidade – problema que se repetiu em diversas praias da região na última temporada.
A avaliação final foi considerada muito boa pela a presidente do colegiado de secretários de Turismo da Amfri, Zene Drodowski. Dos turistas ouvidos, 95% disseram recomendar o destino e 93% têm interesse de voltar. O levantamento ouviu apenas turistas que passaram mais de 24 horas nas cidades – os que vieram nos cruzeiros têm uma pesquisa específica.
Continua depois da publicidade
Parque
A avaliação da Pesquisa de Demanda Turística mostra que uma das metas das ações de promoção, que é “vender” o destino regionalizado, tem funcionado. O levantamento comprovou que os turistas circulam entre os municípios – mais de 80% visitam Penha, e o Beto Carrero World, enquanto estão pelo Litoral.
Estrangeiros
Além dos visitantes do Mercosul, que são esperados todos os anos no verão em SC, chamou atenção na última temporada a ampliação dos países emissores registrados pela pesquisa. Visitantes da Alemanha, Itália, Haiti e Bolívia apareceram pela primeira vez na avaliação.
R$ 379
Foi a média de gastos por dia dos turistas no Litoral. É um pouco mais do que no verão anterior, quando a média declarada foi de R$ 354.