A liberação de 100% dos leitos da hotelaria para a temporada de verão em Santa Catarina pelo Governo do Estado deverá exigir uma contrapartida. A Secretaria de Estado da Saúde quer que as grandes empresas de turismo e hotelaria, assim como as operadoras de saúde, aumentem a oferta de leitos privados de UTI para dar conta do aumento da demanda, que é aguardado com a maior movimentação de turistas.

Continua depois da publicidade

> SC libera hotéis com capacidade máxima para a temporada de verão com Covid-19

O secretário de Saúde, André Motta Ribeiro, diz que a oferta de leitos públicos aumentou 160% nos últimos meses. Enquanto isso, a rede privada teve uma ampliação de oferta discreta. O assunto já vem sendo tratado com o setor, e a expectativa é chegar a uma solução até sexta-feira. 

> Municípios negociam para garantir vacina russa em Santa Catarina

A estimativa do Estado é de que, hoje, a rede privada já não atenda todos os pacientes com Covid-19. Levantamento informal da Saúde indica que há um bom número de usuários de planos de saúde internados pelo SUS.

Continua depois da publicidade

> Jornal argentino coloca Florianópolis entre destinos não recomendados no verão com coronavírus

A situação preocupa, porque a demanda por atendimento de emergência e hospitalização aumenta nas cidades do Litoral durante o verão. Mesmo antes da pandemia, a procura é intensa devido às viroses, o aumento no número de acidentes, entre outras causas. A possibilidade de que os turistas também precisem de atendimento de saúde devido ao coronavírus preocupa quem atua na linha de frente, porque aumenta o risco de falta de leitos para os moradores do Litoral.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​