Com 90 prefeitos eleitos, o PL governará o equivalente a metade da população de Santa Catarina. Somados os municípios onde o partido saiu vitorioso, são 3.574.495 habitantes. O partido do governador Jorginho Mello terá o comando de 15 das 30 maiores cidades de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O PL ultrapassou o MDB, que era o mais capilarizado do Estado. Os emedebistas conquistaram 60 prefeituras, com 1.124.591 moradores.
Entre os partidos com maior representação no Estado, o PSD está em segundo lugar. Os prefeitos pessedistas governarão para uma população de 1.998.602 habitantes.
O PP, outro partido capilarizado, terá prefeitos comandando 590.091 catarinenses.
Continua depois da publicidade
Resultado das eleições em SC antecipa cenários para 2026
Os números do PL confirmam que a estratégia de Jorginho, de pulverizar candidaturas competitivas ampliando as filiações, foi acertada. Apesar de ter perdido em cidades importantes, como Criciúma e Balneário Camboriú – onde deixará o comando do município, com o término do governo Fabrício Oliveira – o partido conquistou municípios como Blumenau, Tubarão e Itajaí.
O PL também elegeu 50 vice-prefeitos, em chapas com o MDB, PP e PSD – caso de Florianópolis.
O balanço é especialmente positivo para o PL estadual porque as eleições municipais não foram nacionalizadas. Apesar de Jair Bolsonaro (PL) ter passado por algumas das cidades-chave no Estado, a leitura é de que o eleitor usou fez um voto mais pragmático, de olho em questões locais.
O partido sai da eleição mirando em novas filiações de prefeitos eleitos. É o caso de Carmen Zanotto (Cidadania), em Lages, que está com um pé dentro do PL. Há também um ensaio de “namoro” com Topázio na Capital.
Turbinado, o PL terá mais cabos eleitorais para 2026, o que representa uma vantagem competitiva na disputa não só pelo governo do Estado, mas também para Assembleia Legislativa e para o Congresso Nacional. Nacionalmente, a ampliação das bancadas em Brasília significa mais recursos do Fundo Eleitoral e, consequentemente, mais dinheiro para as futuras campanhas.
Continua depois da publicidade
A coluna apurou que, nesta segunda-feira (7), o governador Jorginho Mello (PL) fez contato com os prefeitos eleitos e os candidatos derrotados do PL. Também telefonou para os novos prefeitos de outros partidos, dizendo que as eleições ficaram para trás e oferecendo parceria com o Governo do Estado.