O processo que pede a cassação do senador Jorge Seif (PL) conseguiu reunir uma tropa de choque eclética e surpreendentemente abrangente, do ponto de vista partidário. A coluna apurou com fontes em Brasília que, além da oposição, deputados e senadores da base do governo Lula (PT) estão trabalhando para construir uma “solução” para o caso Seif ao longo das últimas semanas.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Até o líder do governo no Senado, senador Jacques Wagner (PT-BA), foi procurado pelo bolsonarista Jorge Seif para sensibilizar os ministros do TSE, conforme apuração da comentarista Basília Rodrigues, da CNN Brasil.

O grupo tem atuado majoritariamente para que ele seja absolvido e se livre da cassação. Há uma segunda alternativa – para que, caso o senador for cassado, seja superada a jurisprudência e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aceite a tese da recontagem de votos – o que resultaria em chamar o segundo colocado nas eleições, o ex-governador Raimundo Colombo (PSD).

A promessa de Jorge Seif ao Judiciário se for salvo da cassação pelo TSE

Continua depois da publicidade

A ofensiva política que pode salvar o mandato de Seif ganhou o apoio da oposição porque há uma ordem interna no governo Lula de “baixar armas” com o bolsonarismo. A leitura é de que a cassação do senador pode ser vista como uma perseguição, o que traria desgaste neste momento ao governo.

Alexandre de Moraes quer julgar Jorge Seif, o “zero-seis” de Bolsonaro, antes de sair do TSE

Por outro lado, a retomada do julgamento pelo ministro Alexandre de Moraes, que está prestes a deixar o TSE, aponta que ele quer concluir o caso Jorge Seif antes de deixar a Corte Eleitoral – e este pode não ser um bom sinal, segundo fontes próximas ao senador. Há quem entenda que o processo de cassação seria considerado particularmente importante pelo ministro por tratar do “zero-seis” de Bolsonaro, e do empresário Luciano Hang, que também é réu na mesma ação.