Os municípios de Santa Catarina com mais de 200 mil eleitores, e com possibilidade de 2º turno nas eleições deste ano, concentram 20% das pessoas aptas a votar no Estado: cerca de 1,1 milhões – de um total de 5,5 milhões, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Três cidades fazem parte do grupo: a capital, Florianópolis (com 404 mil eleitores), Joinville (432 mil) e Blumenau (263 mil).

Em todo o Brasil, 99 cidades preenchem os requisitos para a realização do 2º turno, mas o quantitativo final será definido pela Justiça Eleitoral em maio. O levantamento – da Novo Selo Comunicação, consultoria especializada em relacionamento com a imprensa para autoridades, empresas e advogados – classificou esse conjunto de municípios como Top-99.

– Por concentrarem a maior parte do eleitorado nacional, essas cidades condicionam o planejamento e a cobertura dos principais veículos jornalísticos, nacionais e regionais – diz Fábio Brandt, fundador da Novo Selo Comunicação e coordenador do estudo, intitulado “Imprensa e as eleições municipais: O cenário dos partidos e candidatos”.

Continua depois da publicidade

Nas três cidades, a tendência é repetir o cenário de polarização Lula versus Bolsonaro das eleições de 2022. PL e PT apostam na estratégia como forma de mobilizar o eleitorado e como um “esquenta” para a disputa em 2026.

Leia mais:

Temporada de filiações do PSD vai em direção ao Norte do Estado

Deputado de SC alega imunidade parlamentar para contestar queixa-crime

Desembargador de SC processa Jorginho Mello por fala sobre “boca torta”