Correção: Diferentemente do que a coluna informou das 11h37min até as 14h10min de 23/12/2019, as três cidades catarinenses na lista divulgada não foram as que mais tiveram reservas totais para o Réveillon no Brasil, mas sim as que mais apresentaram crescimento de reservas em comparação com o mesmo período de 2018. As informações foram repassadas pelo AirBnb. O texto a seguir já foi corrigido.

Continua depois da publicidade

Três cidades de Santa Catarina estão entre os 10 destinos que mais cresceram em reservas na plataforma AirBnb para a noite de Réveillon. O ranking dos "destinos preferidos", divulgado pela empresa nesta segunda-feira (23), cruzou dados entre o número de reservas e o índice de crescimento.

E se engana quem pensa que as líderes do turismo no Estado, como Florianópolis e Balneário Camboriú, apareçam na lista das que mais cresceram em número de reservas. A maior economia de SC, Joinville, é a mais bem colocada no Brasil, com o maior índice de crescimento, em relação a 2018, e mais reservais proporcionais.

Completam a lista de catarinenses os municípios de Porto Belo, em 8º lugar no ranking nacional, e Itajaí, em 10º lugar.

Estranhou? Segundo a AirBnb, os números fogem do comum porque dizem respeito a reservas feitas apenas para a noite da virada. Em geral, os destinos mais conhecidos atraem turistas que passam mais tempo no imóvel.

Continua depois da publicidade

A plataforma não informou o número integral de reservas em cada cidade. Divulgou apenas a estimativa mundial, que é de atingir um recorde com 4,5 milhões de chegadas de hóspedes — o dobro do que foi registrado há três anos.

Procura dobrou

Embora o número total de imóveis não apareça, a AirBnb informou que os três municípios catarinenses na lista dos mais procurados tiveram um crescimento importante nas reservas, em comparação com o ano passado. Em média, a procura dobrou. Joinville cresceu 120%, enquanto Porto Belo subiu 95% e Itajaí, 93%.

Há mais uma explicação para a liderança inusitada, segundo a assessoria de comunicação da plataforma: a tendência de regionalizar endereços. Destinos próximos podem ser incluídos no conglomerado de ofertas de uma grande cidade, o que pode ter beneficiado Joinville, por exemplo, que não é um destino tradicional para esta época do ano.

Confira o ranking nacional:

1. Joinville, Santa Catarina (crescimento de 120% em relação a 2018)

2. Olímpia, São Paulo (crescimento de 114% em relação a 2018)

3. Mata de São João, Bahia (crescimento de 113% em relação a 2018)

4. Vila Velha, Espírito Santo (crescimento de 105% em relação a 2018)

5. Foz do Iguaçu, Paraná (crescimento de 100% em relação a 2018)

6. Paranaguá, Paraná (crescimento de 100% em relação a 2018)

7. Belo Horizonte, Minas Gerais (crescimento de 96% em relação a 2018)

8. Porto Belo, Santa Catarina (crescimento de 95% em relação a 2018)

9. Guaratuba, Paraná (crescimento de 94% em relação a 2018)

10. Itajaí, Santa Catarina (crescimento de 93% em relação a 2018)