Um estudo encomendado pela Fiesc aponta que há problemas de manutenção no trecho Norte da BR-101, que é administrado pela Arteris Litoral Sul. O levantamento mostra buracos, pavimento trincado na pista, áreas que precisam de nova camada de asfalto, e danos na estrutura de drenagem – fundamental para que a água não acumule sobre o asfalto.

Continua depois da publicidade

A análise foi feita entre o mês de novembro e o início de dezembro, e avaliou todo o trecho de concessão. A conclusão foi de que a BR-101 Norte, em Santa Catarina, tem condições de manutenção piores do que a da BR-376, que engloba a Serra do Mar, no Paraná, e que também é gerida pela concessionária.

“Ao percorrer a BR-376/ PR, entre o Contorno Leste de Curitiba e a divisa PR/SC, em Garuva, observa-se um padrão de manutenção e conservação dos pavimentos flexíveis BEM SUPERIOR ao encontrado no trecho catarinense da BR- 101/SC”.

O estudo também aponta a necessidade de conclusão de obras, como a instalação de passarelas, e recomenda a inclusão de novas empreitadas na repactuação do contrato com a concessionária. Entre elas, a construção de novas marginais nos trechos de Balneário Piçarras e Barra Velha, e a abertura de terceira faixa no trecho que corta Balneário Camboriú.

O levantamento integra um raio-X das rodovias catarinenses que está sendo apresentado nesta terça-feira pela Fiesc.

Continua depois da publicidade

O que diz a Arteris:

“A Arteris Litoral Sul investiu nos últimos 15 anos mais de R$ 6,8 bilhões em infraestrutura nas rodovias BR-116/PR, BR-376/PR e BR-101/SC. Entre as principais obras, há como destaque as soluções de ampliação da capacidade, como as terceiras faixas da região da Grande Florianópolis, além de melhorias no pavimento e sinalização. Somente nos últimos dois anos a concessionária investiu cerca de R$ 256 milhões em soluções de pavimento, incluindo reconstrução, reparo profundo, fresagem, drenos e conservação. Além disso, a Litoral Sul, juntamente com a ANTT realizam estudos para incorporação de obras de aumento da capacidade, trafegabilidade e segurança dos usuários. Na BR-101/SC sob concessão da Arteris, trecho entre Garuva/SC e Palhoça/SC, todas as ações de fiscalização e conscientização, juntamente com melhorias estruturais, levaram a uma redução de 3% nos acidentes, entre 2022 e 2023. As obras de terceiras faixas da Grande Florianópolis também resultaram numa imediata diminuição de 40% nos acidentes e 30% de aumento na fluidez. A concessionária reitera seu compromisso com a segurança dos usuários e mantém investimentos perenes em educação para o trânsito e implementação de dispositivos de segurança como áreas de escape que já salvaram mais de 1000 vidas, sinalização horizontal e vertical, redutores de velocidade e novos radares, sempre em linha com os padrões exigidos pelo contrato de concessão. Arteris segue trabalhando para oferecer rodovias que garantem maior fluidez no tráfego de veículos e cada vez mais seguras aos usuários”.

Move SC

A infraestrutra é o grande gargalo de SC, e as rodovias estão entre os principais pontos de atenção. A NSC lançou em todas as plataformas o movimento Move SC, para discutir soluções que melhorem a vida e a mobilidade dos catarinenses.