O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinou que 28 aeródromos de Santa Catarina apresentem informações sobre pousos e decolagens de dois helicópteros e dois jatinhos que pertencem à rede de lojas Havan, de Luciano Hang, durante o período eleitoral. O relatório integra a ação contra o senador Jorge Seif (PL) movida pela Coligação Bora Trabalhar (Patriota, PSD e União Brasil), que pede a cassação do senador sob a tese de suposto abuso de poder econômico.

Continua depois da publicidade

Receba as principais informações de Santa Catarina pelo WhatsApp

Relatora do caso, a corregedora do TRE, desembargadora Maria do Rocio Santa Ritta, pediu que sejam informados os itinerários, datas, horários, passageiros e locais de pouso e decolagem das aeronaves desde o período de convenções partidárias, de 16 de agosto a 1º e outubro de 2022. Também requisitou o diário de bordo e os itinerários de um outro helicóptero, que foi alugado pela campanha de Seif e informado pelo senador na prestação de contas à Justiça Eleitoral.

Decisão do TSE sobre Brusque liga o alarme para o senador Jorge Seif

A suposta utilização das aeronaves da Havan em campanha – negada pela defesa de Seif – é um dos argumentos da ação movida contra o senador pela coligação Patriota, PSD e União Brasil.
O advogado Juliano Cavalcanti, que representa Seif, disse que o senador “está absolutamente tranquilo em relação à investigação”. Ele acresentou:

Continua depois da publicidade

– Até porque o que querem provar não existe. O que a coligação derrotada quer é, no tapetão, conseguir um mandato que o povo de SC não conferiu a eles. Temos convicção de que a ação não tem condição de prosperar.

“Disputa de milhões” entre donos de jatinhos e construtoras pode fechar aeródromo em Porto Belo

Nos bastidores, as informações são de que a decisão do TSE de cassar o prefeito de Brusque, Ari Vequi (MDB), também por suposto abuso de poder econômico ligado a Luciano Hang, teria acendido o sinal de alerta na ação movida contra Seif. A expectativa é que o TRE julgue o processo até meados de julho.

Leia também:

Topless “polêmico” de Balneário Camboriú não é crime e poderá ser autorizado por lei

Novo alvo da Operação Mensageiro serão contratos de iluminação pública

Vice-prefeito de Tubarão preso na Operação Mensageiro será transferido por condição emocional